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Perguntas frequentes


1. Quais são as especialidades de atendimento no Pronto-Socorro?

R: O Pronto-Socorro do Hospital dispõe de um plantão 24 horas para casos de Clínica Médica, Ortopedia, Pediatria e Cirurgia Geral.

2. O Hospital Florianópolis atende somente o Sistema Único de Saúde (SUS)?

R: Sim. Todos os atendimentos realizados no Hospital Florianópolis são pelo SUS.

3. Quais são os documentos que devo apresentar para atendimento no Pronto-Socorro?

R: Para atendimento no Pronto-Socorro, o usuário deverá apresentar qualquer documento de identificação, preferencialmente RG, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou Certidão de Nascimento – para casos pediátricos.

4. Qual a prioridade de atendimento no Pronto-Socorro?

R: O Hospital Florianópolis adota o Protocolo de Classificação de Risco para o atendimento no setor do Pronto-Socorro. Os pacientes são atendidos conforme a gravidade do caso. Isso significa que, se um paciente “sem risco de morte” estiver aguardando há algum tempo e outro paciente chegar após, em situação mais grave, o segundo será atendido antes, mesmo tendo chegado depois.

O Protocolo é mais um passo no sentido de melhor atender quem recorre a um Serviço de Urgência, no qual se exige rapidez na proporção da gravidade. A triagem é realizada por meio de cores (vermelho, amarelo, verde e azul), conforme segue:

Vermelho: atendimentos de urgência; sempre terão prioridade. São eles: parada cardiorrespiratória, acidentes graves, choques, insuficiência respiratória, coma, entre outros casos.

Amarelo: atendimentos de urgência (serão atendidos com prioridade sobre os pacientes classificados com verde, no consultório ou no leito da Sala de Observação).

Verde: atendimentos não urgentes, ou seja, sem risco de morte imediata. Somente serão atendidos após todos os pacientes classificados com vermelho e amarelo terem sido atendidos.

Azul: consultas de baixa complexidade; quadro crônico sem sofrimento agudo ou caso social. Devem ser atendidos após todos os pacientes classificados com vermelho, amarelo e verde.

5. Qual a diferença entre urgência e emergência?

Urgência: são os casos que podem trazer risco de perda de vida ou função dentro de um espaço de horas ou dias.

Emergência: são os casos que necessitam de atendimento imediato, pois há risco de morte.

6. Como solicitar cópia de prontuário?

R: Todas as informações sobre a assistência prestada ao paciente no Hospital Florianópolis são confidenciais e protegidas por legislação vigente.

As cópias de prontuários só podem ser liberadas com a devida autorização do paciente ou de seu representante legal, sob autorização por lei.

O acesso (total ou parcial) a quaisquer informações do prontuário do paciente somente será possível mediante a apresentação de consentimento, por escrito, do paciente ou de seu representante legal.

Segundo o Parecer no 6/10 do Conselho Federal de Medicina, a liberação do prontuário de paciente falecido só deve ocorrer mediante decisão judicial ou requisição dos Conselhos de Medicina (Federal e Regional).

7. Como fazer o Cartão Nacional de Saúde?

R: O cadastro é feito em hospitais, clínicas e postos de saúde ou locais definidos pela Secretaria Municipal de Saúde, mediante a apresentação de RG, CPF, Certidão de Nascimento ou Casamento. Seu uso facilita a marcação de consultas e exames e garante o acesso a medicamentos gratuitos.

8. Quais os documentos que devo apresentar para internação?

R: - Solicitação de internação (fornecida pelo médico); - Carteira de identidade e CPF, ou CNH do paciente; - Carteira de identidade e CPF, ou CNH do responsável pelo paciente; - Quando o paciente for criança, os pais devem apresentar, além de seus documentos (identidade e CPF), a Certidão de Nascimento da criança; - Cartão Nacional do SUS. Lembre-se ainda de trazer seus exames e diagnósticos referentes ao seu procedimento.



Endereço: Hospital Florianópolis
End.: Rua: Santa Rita de Cássia, 1665
Tel.: (48)3271-1500

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