Logo SPDM – Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina

 


O SUS


O Sistema Único de Saúde (SUS) é um sistema público, organizado e orientado no sentido do interesse coletivo, e todas as pessoas, independentemente de etnia, crença, cor, situação de emprego, classe social ou local de moradia, a ele têm direito.

As diferentes situações de vida dos vários grupos populacionais geram problemas de saúde específicos, bem como riscos e/ou exposição maior ou menor a determinadas doenças, acidentes e violências. Isso significa, portanto, necessidades diferenciadas, exigindo que as ações da gestão do sistema e dos serviços de saúde sejam orientadas para atender a essas especificidades. Entretanto, como o SUS oferece o mesmo atendimento a todas as pessoas, algumas não recebem o que necessitam, enquanto outras têm além do satisfatório, o que aumenta as desigualdades. No SUS, situações desiguais devem ser tratadas desigualmente. Baseia-se, portanto, no princípio da equidade.

Esse é um grande desafio. Muito tem de ser feito para que todos possam ter saúde. O governo deve concentrar esforços e investir mais onde há maior carência. O SUS tem o papel de cuidar de todas as necessidades da área da saúde. E cuidar da saúde não é apenas medicar os doentes ou realizar cirurgias; é preciso garantir vacinas à população, dar atenção aos problemas das mulheres, das crianças e dos idosos, combater a dengue e outras doenças. Esse é o princípio de integralidade, ou seja, realizar todas as ações necessárias para a promoção, a proteção e a recuperação da saúde de todos.

Fonte: Ministério da Saúde


Endereço: Hospital Florianópolis
End.: Rua: Santa Rita de Cássia, 1665
Tel.: (48)3271-1500

Home
Notícias
Perguntas frequentes
SAU – Serviço de Atendimento ao Usuário
Direitos dos Usuários da Saúde
Saiba como chegar
O Hospital
Histórico
Direção do Hospital
SPDM
Trabalhe conosco
Fale conosco
Pacientes
Sobre o SUS
Direitos dos usuários da saúde
SPDM - Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina - Todos os Direitos Reservados